"Corrigir uma página é fácil. Mas escrevê-la - ah, amigo! - isso é difícil."

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mudanças fluem como um rio.


Algumas pessoas são bem observadoras, e não são poucas às vezes os comentários que ouço sobre o quanto mudei nos últimos anos – se bem que não precisa ser muito observador para se perceber isso. Enfim, a mudança – creio eu – é algo inerente ao ser humano. A célebre frase “phanta rhei” (tudo flui) usada por Heráclito (540-480 a.C.), resume muito bem essa questão de mudança. Segundo a concepção de Heráclito tudo está em movimento e nada dura pra sempre; o dia vira noite, a noite vira dia, o vapor se transforma em líquido que por sua vez “flui” para sólido. Coisas quentes esfriam, coisas frias esquentam; coisas úmidas secam, coisas secas umedecem etc. Podemos levar em conta também as várias formas que os átomos dão a matéria. Daí surgiu a conceito de que não podemos entrar no mesmo rio duas vezes, pois, quando entro pela segunda vez, o rio já não é mais o mesmo, pois as águas estão sempre fluindo, e eu também já não sou mais a mesma pessoa.

Diante disso, as mudanças são intrínsecas não somente ao ser humano, mas também a todo o universo. A vida é um “eterno” Vir-a-Ser. Somente o Logos não está sujeito a variabilidade.

Como nada é constante, tudo passa, tudo flui, sendo a vida uma sucessão de realidades sempre distantes, constato que realmente mudei, e não foram poucas minhas metamorfoses. Mudei quando me converti em uma igreja evangélica. Posteriormente mudei quando conheci Jesus. Mudei quando me deparei com o trabalho, depois mudei novamente quando passei a olhar a vida com uma ótica renovada, etc. Mas o que mais intriga meus leitores, ouvintes, amigos e conhecidos, é que mudei por demais minhas opiniões e valores teológicos e filosóficos.

Admito a todos vocês que em se tratando da minha fé, mudei mesmo. Mudei de caminho, mas não de rumo. Pulei pra dentro de outra trincheira, mas não abandonei a guerra. Quero permanecer perto daqueles que aprenderam a ter coragem para enfrentar o desafio da ressignificação da sua fé. Quero lutar ao lado de pessoas simples, gente que se acha indigna, que ousa fazer seus questionamentos com sinceridade assim como Jó fez, que não tenham medo de olhar para para si mesmo e dilatar seu coração diante de Deus. Quero pelejar ao lado de sujeitos que estejam dispostos a mudar, a “fluir”, a sair do casulo, do sarcófago gelado da religião sem sentido que aprisiona os tolos.

Phanta rhei os potamós "Tudo flui como um rio".


Loading

Um comentário:

  1. Percebi que as mudanças ocoreram no passar dos anos, e com a experiencia de passar por varias e diferentes situações, mais a mais interessante que eu encontrei em você como Cristão, que é firme e permanente,é a busca incessante pelo conhecimento que vem de Deus,as vezes sinto-me tão pequena comparada a sua busca, e pergunto: O que é tudo isso que ele sabe e poucos compreendem?Eu sei que você ainda esta buscando mais. Suzy

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...